Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os problemas sociais urbanos e a questão ambiental

A questão da moradia
O crescimento das cidades brasileiras se deu de forma rápida acompanhando o crescimento industrial brasileiro. Onde as pessoas do campo migraram para a cidade em busca de melhores condições de vida, essa migração é conhecida como êxodo rural.
As cidades em sua maioria surgiram de forma espontânea e cresceram sem ter planejamento urbano. É comum encontrarmos nas cidades áreas de ocupação onde as construções são feitas  de maneira inadequada, enquanto no centro ou em área onde moram pessoas com poder aquisitivo alto, encontram-se os melhores serviços,  com isso as mesmas passaram a possuir espaços segregados.
Desigualdades sociais e segregação espacial- o espaço urbano é fragmentado o que impede as pessoas de vivenciarem a cidade por inteiro
Violência urbana- o medo da violência impulsionou a criação dos condomínios fechados  o que provocou uma maior segregação espacial nas cidades.                            
Segregação espacial.
                                          Favela em Belo horizonte, com prédios ao fundo
                                                       Fonte: BIGOTO, 2009, p.195. 

 A questão das enchentes e do lixo
As enchentes têm como causa principal:
Impermeabilização do solo: o asfalto e as construções impedem a infiltração da água que  passa a escoar nas ruas e por sua vez são depositadas nos canais de água pluvial espalhados ao longo das cidades.
Desmatamento das nascentes e várzeas fluviais: provoca o assoreamento do leito do rio.
Lixo – aumentou a quantidade devido a industrialização e urbanização, ele entope os canais pluviais e bueiros impedindo o escoamento a água, além de serem despejados nos rios junto com a água da chuva.Na era do consumismo e da tecnológica a produção de lixo cresce rapidamente trazendo sérios transtornos a vida da população.Esse problema é agravado com a falta de conscientização da população e poucas lixeiras espalhadas nas vias publicas.
                                                         Enchente em São Cristóvão

Poluição atmosférica- Fenômeno urbano-industrial causado pela concentração das atividades fabris em áreas específicas.
Diante da concentração de poluentes formam-se grandes focos urbanos de poluição do ar geradas pelos dióxido de carbono, nitrogênio, enxofre e óxido de nitrogênio uma grande nevoa escura se instala na cidade conhecida como  SMOG.
                                                   Smog na Barra da Tijuca Rio de Janeiro

 Chuva ácida- O vapor d’água, que tem pH 7, ao combinar-s na atmosfera com resíduos resultantes da queima de combustíveis fosseis – como os óxidos de nitrogênio e enxofre -, resulta nos ácidos nítrico e sulfúrico, que causam as chuvas acidas.  Corroem os monumentos arquitetônicos e as edificações da cidade.Quando cem sobre as plantações contaminam os alimentos.
A chuva acida não é só um problema da região bastante industrializada que liberam os gases poluentes na atmosfera, pois como o vapor de água formam as nuvens os ventos podem  movimentar as mesmas e levar para outras régios a chuva ácida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário